terça-feira, 14 de abril de 2009

Análise de Três Blogs

Ao pesquisar uma determinada temática nos Blogs é necessário ter em atenção uma série de critérios que facilitam a procura da informação, as tais palavras-chave reconhecidas como as Tags, a possibilidade de passar a informação do blog para uma multidão (crowdsourced content), se tem ou não um sistema de favoritos online que possibilite aos visitantes a partilha de conteúdos (social bookmarking) e, principalmente, se o Weblog tem frequentemente novidades, ou seja, se está actualizado, e para isso há um conjunto de dicas importantes que deverão ser observadas atentamente como se encontra explicito no link. Assim, tendo como intuito verificar a existência destes parâmetros, os blogs a analisar são os seguintes: Marketing e Publicidade Online; Alfa e, por último, o Webmania.

O primeiro complementa em si um formato simples, fácil aos olhos do leitor, uma vez que, trata a informação de modo sintetizado da mesma maneira que a guarda por categorias, isto é, o visitante tem a possibilidade de escolher um tema que agrupa em si várias "postagens", ou por arquivos (a selecção é feita consoante a data da publicação). É clara a nuvem de Tags no Website o que facilita, como já foi referido, a recolha de conteúdos. Esta nuvem agrupa em si todas as tags utilizadas ao longo do tempo da exploração do Blog, sendo que o tamanho desta demonstra o volume de conteúdos referentes a ela. É possível constatar, também, a oportunidade de partilha de conteúdos - social bookmarking - através, por exemplo, do Delicious, bem como, de a transmitir a potenciais interessados - crowdsourced content  (Facebook, ...).

Relativamente ao segundo, a Alfa, um Blog que trata da comunicação empresarial, dando a conhecer uma comunicação eficiente para cada empresa, usa, também as Tags como instrumento de armazenamento de conteúdo para que haja facilidade no acesso à informação. O tipo de conteúdo é muito menos abrangente do que o anterior apesar de também ele ter a disposição consoante categorias "Já falámos de...". Beneficia da oportunidade de RSS que permite ao interessado/seguidor o acesso a todas as novidades transcritas mediante o envio automático, por parte do responsável do Blog, para o email ou então por via de Google Reader, o que concede rapidez na busca da informação e facilidade em armazena-la. Aqui, não se observa crowdsourced content.

Por fim, o Webmania não opta por Tags, tendo apenas a informação arrumada por categorias e arquivos. É de destacar neste Blog a presença de tradutor de página em diversas línguas, como Japonês e Grego, entre outras. O conteúdo remete para opiniões relativas a melhorar Web sites, dando a conhecer, também, aspectos importantes sobre a tecnologia de hoje (Web 2.0). Tem acesso directo à página do seu utilizador no Twitter bem como das suas deixas. Para além de não ser priviligiado pelas palavras-chave, o Webmania não goza das potencialidades que o crowdsourced content e o social bookmarking concedem ao mesmo.Este ponto causa até alguma reflexão: Porque é que este Blog, dirigido na sua plenitude à Web 2.0, não usa nenhum destes complementos que trariam somente vantagens aos seus seguidores? 

Concluo que em Blogs aparentemente iguais a nível de informação, uns com conteúdos mais abrangentes e outros mais concisos, não fugindo, porém, da área pretendida (Marketing, Publicidade, Relações Públicas, ... - Comunicação Empresarial), tratam de diferentes maneiras a mesma, arrumando-a, por isso, também, de formas distintas. Os primeiros (Marketing e Publicidade Online e a Alfa) optam pelas Tags e Social Bookmarking (a Alfa ao ter o recurso RSS permite o reenvio da informação por parte do acompanhante do site), enquanto que o outro recusa-as dificultando, assim, o trabalho de quem a procura. Porém, pessoalmente, considero o Blog de Marketing e Publicidade Online muito bem planificado obedecendo correctamente aos pontos analisados (Tags, Crowdsourced content, Social Bookmarking e Tipo de conteúdo). Sem dúvida, o meu de eleição!!

1 comentário:

  1. Bem observado. Só faltam os links para os blogs ao longo do texto.

    Inês Amaral

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